Sejam bem vindos!
Se vocês gostam de saber novidades sobre livros e filmes está no lugar certo!

Resenha - Princesa

Autor: Jean P. Sasson

Editora: Best Seller

Páginas: 247

Sinopse: Casamento forçado, mutilações e violências sexuais, execução pública por apedrejamento ou confinamento pela família, censura, proibição de dirigir, de viajar ou mostrar o rosto - estas são apenas algumas formas de opressão com que as mulheres muçulmanas ainda são tiranizadas no Oriente Médio. Num depoimento contundente, uma autêntica princesa da Casa Real Saldita revela, sob risco de vida, a intimidade dessa terra fechada, onde o respeito aos direitos e à qualidade de vida das mulheres continua lhes sendo negado. Uma terra onde ainda imperam os homens, o sexo e o dinheiro.

Citação do livro: “Eu costumava pensar nas cicatrizes emocionais que adquirira no decorrer da vida e, lamentavelmente, todas elas resultavam de ferimentos provocados por homens. Conseqüentemente, eu não podia ter em alta conta nenhum membro do sexo oposto.”


Imagine que você é uma princesa que tem uma família com riquezas além do imaginável, uma vida confortável e de fartura e um palácio magnífico cheio de empregadas ao seu dispor. Isso não seria ótimo? Agora imagine que você é desprezada e vista como uma empregada e mera reprodutora (de filhos homens, é claro.) pelos homens de seu país, imagine que você não tem controle nenhum da sua vida e muito menos de quem você vai casar, (então nunca pense em se casar com alguém por amor, pois o amor não existe) imagine morar em uma terra em que você não tem direito nenhum e que qualquer homem pode abusar de você, sem que ele sofra conseqüência alguma, pois ele tem um órgão sexual masculino por entre as pernas...

É essa a história de Sultana, uma princesa nas terras aonde os reis ainda governam. Mas o estatus de princesa não lhe trás mais vantagens, ela ainda é obrigada a usar a abaaya (manto preto e comprido usado por cima das vestimentas da mulher) e se casar com um completo estranho, que se você der azar, pode ser um homem velho e asqueroso, que está te tomando como uma terceira ou quarta esposa. Sultana começa contando as histórias de quando era criança e de como seu pai adulava Ali, seu único filho homem com a mãe de sultana, tratado – o como rei e soberano e todas as suas vontades eram atendidas enquanto que ela e suas nove irmãs recebiam o desprezo e o menosprezo do pai. Depois o livro se volta para a sua vida adulta onde ela recebe a notícia que seu casamento irá ser marcado porem, incrivelmente, seu pai aceita que ela conheça seu futuro marido antes do casamento, com supervisão, é claro, e incrivelmente algo raro acontece...

O livro foi magistralmente escrito pela Jean P. Sasson, e às vezes esquecemos que essa é realmente uma história real, porque o livro tem um toque do irreal, pois para nós “ocidentais” é impossível conceber o que aquelas mulheres passam, mas ao longo do livro acabamos entendendo melhor aquelas mulheres por trás do véu negro passam e acabamos percebendo que só com outros olhos somos capazes de entender os motivos por trás da aparente submissão de algumas mulheres na Arábia.

No final do livro temos alguns versos do Corão e um resumo rápido dos tipos de leis e crimes no país, onde a fé e a política são as mesmas coisas, o que faz com que entendemos melhor algumas situações e citações no livro que aos nossos olhos é ilegal, mas para eles é a “vontade de Deus”

Enfim, esse é um livro ótimo que eu recomendo MUITO, e que tem mais duas continuações e que com certeza eu vou continuar lendo, quero saber mais da luta de Sultana e de todas as mulheres que ela conheceu e que foram vítimas de injustiça. Por isso comprem o livro, vocês vão adorar! Pois apesar de ser uma história real, o inimaginável cerca todas as linhas do livro, o que faz a leitura ser muito prazerosa.

2 comentários:

Camila Rezende 27 de maio de 2011 às 09:53  

Eu tenho esse livro faz tempo mas ainda não li!!
Em breve vou ler xD
adorei a resenha!

Unknown 29 de maio de 2011 às 13:25  

obrigada! leia sim! é ótimo!

Postar um comentário

  © NOME DO SEU BLOG

Design by Emporium Digital